
Os pais podem ficar bastante ansiosos pra saber quantas palavras seu filho deve estar falando conforme o esperado para a idade dele, principalmente no primeiro ano de vida, quando compara-se o filho com uma criança da internet ou quando conhece algum coleguinha que já está mais desenvolvido nessa área, ou até mesmo quando sofre a pressão dos familiares que conhecem outra criança que está falando mais ou porque viram um vídeo de uma outra criança da mesma idade na internet.
Nesse post trago pra vocês as habilidades comunicativas que são esperadas para criança em cada faixa etária e aqui vai uma dica valiosa pra ajudar a ler esses marcos aqui do post ou quando você ver em outro site ou pelo Instagram: Mas, afinal, o que posso considerar PALAVRA?
Talvez a quantidade de palavras em cada intervalo de idade te assuste, então deixa eu te explicar o que podemos considerar palavra: Se a criança usa o mesmo som ou a mesma sílaba para expressar diferentes palavras, não podemos considerar que isso seja uma palavra.
Por exemplo: Se a criança usa uma sílaba para dizer sempre uma mesma palavra dissílaba e não usa para outro vocábulo, se a criança uma sílaba para falar uma palavra trissílaba não podemos considerar uma palavra.
No inicio do desenvolvimento da fala, por volta de 1 ano, é normal a criança não falar todos os fonemas corretamente (ou seja todos os sons da palavra corretamente), isso faz parte do desenvolvimento da fala, assim como é normal nesse primeiro momento a criança não falar todas as três ou quatro sílabas de uma palavra trissílaba ou polissílaba.
Mas, conforme a criança vai crescendo vamos esperando que ela vá conseguindo falar mais fonemas e mais quantidades de sílabas por palavras e cada vez mais a fala dela vai ficando compreensível para qualquer pessoa que a escute, tanto pelas pessoas que já tem o hábito de conviverem com ela, como aquelas que estão vendo ela pela primeira vez.
E é aos 5 anos que esperamos que a criança complete esse desenvolvimento e que a estrutura da sua fala seja a mesma de um adulto, embora o conteúdo da sua fala seja do universo infantil.
Quantas palavras entre 1 ano e 1 ano e 6 meses:

Espera-se que a criança consiga:
- Identificar sons de várias direções;
- Utilizar gestos;
- Identificar partes do corpo, identificar pessoas e também os brinquedos (isso pode ser observado quando você faz perguntas para a criança e ela consegue apontar ou trazer até você aquilo que foi pedido);
- Falar no mínimo 50 palavras;
- Solicitar o que deseja, não só apontando e com gestos, mas também tentando falar;
- Buscar formar frases apesar de entendermos poucas palavras.
Quantas palavras entre 1 ano e 6 meses e 2 anos
Nesse período espera-se que a criança já tenha dobrado o número de palavras do período anterior e além do mais espera-se que a criança possa:
- Reconhecer sons familiares de telefone, campainha e carro;
- Identificar partes do corpo nela e no outro;
- Obedecer ordens simples;
- Falar no mínimo 100 palavras.

Quantas palavras entre 2 anos e 2 anos e 6 meses:

Nesse período o uso das frases simples já está consolidado e também espera-se que a criança:
- Responda “sim” ou “não” para perguntas familiares;
- Refira-se a si mesma pelo nome;
- Fale de 150 a 200 palavras;
- Utilize frases simples.
Quantas palavras entre 2 anos e 6 meses e 3 anos:
Nessa idade espera-se que a criança fale frases maiores mesmo que tenha palavras que sejam mal pronunciadas e também a criança já consegue:
- Entender o significado de “dentro”, “fora”, “em cima” e “embaixo”;
- Fazer perguntas;
- Falar em torno de 300 palavras;
- Formar frases com três a quatro palavras;
Obs: Nesse período a criança pode gaguejar quando está muito animada/excitada.

Aos 3 anos:

A criança consegue produzir sentenças gramaticais completas com artigo, preposição e plural, com essa habilidade a criança consegue:
- Formular questões;
- Contar histórias.
Aos 4 anos
Nesse período a criança não só conta histórias de algo que tenha acontecido ou mesmo repete alguma história que ouviu, mas como a criança também é capaz de criar uma história, o que envolve um tipo de elaboração mais complexa, nessa fase a criança também é capaz de:
- Falar seu nome e sobrenome;
- Aprender a enumerar e a contar;
- Cantar músicas inteiras.

Aos 5 anos:

Com essa idade a criança consegue ter uma fala como a de um adulto, no aspecto estrutural da língua e é importante ressaltar também que nessa idade, a criança não deve mais apresentar nenhuma troca de som, é esperado que ela já tenha adquirido todos os fonemas (sons da nossa língua).
Quando a criança tem qualquer dificuldade na fala e/ou comunicação deve-se procurar o fonoaudiólogo, ele é o profissional responsável por ajudar a criança nesse desenvolvimento. Jéssica Barbalho é fonoaudióloga, especialista em fala e linguagem infantil você pode agendar uma avaliação com ela clicando no link abaixo:
Leia também:
– O que faz um fonoaudiólogo especialista em linguagem infantil? https://fonoaudiologajessica.com.br/o-que-faz-um-fonoaudiologo-especialista-em-linguagem-e-fala-infantil/