
Por volta de um ano de idade a criança começa a andar e junto com o andar a criança também começa a falar, ela passa a conseguir chamar mamãe, papai, vovó, vovô, titia, utiliza bastante a linguagem para pedir o que quer e também para nomear.
Nessa fase a criança além de localizar diversos sons e reconhecer vários sons familiares, ela consegue também fazer esse sons: como o som do avião, o som da buzina do carro, o som que o cachorro faz, assim como o som de outros animais.
É notável que a criança tem um contato visual muito presente, como se conseguisse “falar pelo olhar”, o olhar dela companha os gestos: o tchau que ela já sabe dá, junto com os sorrisos e os beijos que ela também já sabe mandar.

Esperamos também que uma criança no primeiro ano de vida consiga se concentrar no brinquedo, chame o adulto para brincar com ela, é esperado que essa criança brinque muito ao ar livre que ela pise no chão descalça, pise na grama, na areia, todo esse contato com o mundo é importante para o desenvolvimento global da criança e isso inclui a fala.
A criança nesse primeiro ano de vida não é uma criança silenciosa, a criança com um ano sempre está falando, sejam com gritos, balbucios e jargões (que é uma articulação/junção de sílabas com a entonação de fala – é como se a criança realmente estivesse conversando e tendo um diálogo e inclusive é importante que a gente entre nessa “conversa” e converse com a criança, afinal isso faz parte do desenvolvimento dela).
E também esperamos, claro, que a criança fale muitas palavras compreensíveis: mamãe, papai, vovó, vovô, titia, dá, bola, carro…

Até que entre um ano e um ano e 6 meses a criança consiga falar no mínimo 50 palavras: Essas 50 palavras não precisam ter todos os sons (fonemas) perfeitos, por exemplo a criança pode trocar um som por outro, ou ainda a criança também pode não falar todas as sílabas da palavra, pode falar uma sílaba de uma palavra dissílaba ou duas sílabas de uma palavra trissílaba.
É importante que a criança já esteja tentando formar frases, ainda que a gente não consiga entender muito bem.
De modo que, ao final do primeiro ano de vida ela esteja falando no mínimo 100 palavras e já consiga formar frases compreensíveis com duas palavras.
Com o passar do tempo a criança vai falar uma maior quantidade de sons das letras e fazendo menos trocas de um som por outro.
Assim como também vai conseguindo falar mais sílabas nas palavras maiores, de modo que com 5 anos a criança já tenha a estrutura da fala igual a de um adulto.
Abaixo segue um resumo sobre o desenvolvimento de fala e linguagem da criança esperado para o primeiro ano de vida:

Entre 1 ano e 1 ano e 6 meses:
- Identifica sons de várias direções;
- Utiliza gestos;
- Identifica partes do corpo, identificar pessoas e também os brinquedos (isso pode ser observado quando você faz perguntas para a criança e ela consegue apontar ou trazer até você aquilo que foi pedido);
- Fala no mínimo 50 palavras;
- Solicita o que deseja, não só apontando e com gestos, mas também tentando falar;
- Busca formar frases apesar de entendermos poucas palavras.
Entre 1 ano e 6 meses e 2 anos:
- Reconhece sons familiares de telefone, campainha e carro;
- Reconhece partes do corpo nela e no outro;
- Obedece ordens simples;
- Fala no mínimo 100 palavras.

Caso você identifique que seu filho está com atraso na fala procure um fonoaudiólogo especialista em linguagem infantil para que ele possa avaliar seu filho e dar maiores orientações.
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