
Respondendo de maneira objetiva: sim, o uso de telas (celular, tablet, TV…) pode prejudicar o desenvolvimento não só da fala, como o desenvolvimento global da criança. A Sociedade Americana de Pediatria, bem como a Sociedade Brasileira de Pediatria proíbem o uso de telas por crianças menores de 2 anos. E a partir dos dois anos esse uso precisa ser moderado e progressivo conforme a criança vai ficando mais velha.
Os níveis de dopamina que uma criança libera ao ser exposta a telas é extremamente alto, de modo que ela tem um grande bem-estar ao estar em contato com as telas. E fora das telas, dentro da realidade, serão raras as situações em que o organismo irá liberar a mesma quantidade de dopamina. Observe que os desenhos animados são super estimulantes para crianças, cores muito vivas, imagens que ficam mudando e se mexendo muito rapidamente, personagens que brincam e falam pelas crianças, enquanto elas ficam paradas, tendo recompensas cerebrais (o mesmo acontece nos jogos eletrônicos infantis).
Desenvolvimento cerebral e o uso de telas:
Precisamos estar cientes que essa é uma fase de desenvolvimento cerebral da criança, onde é importante que a criança esteja em contato com a natureza, que ela tenha experiências sensoriais, como: pisar na areia, na grama, subir e descer escadas, móveis, balançar no escorrega, ouvir histórias, conversar com adultos que possam esperar o seu retorno comunicativo, interagir com outras crianças… Tudo isso é importante para o desenvolvimento cerebral, físico, emocional e comunicativo da criança.
Com um ano de idade a criança passa por uma poda neuronal, uma mudança estrutural do cérebro, que pode ser afetada por tanta exposição a estímulos nocivos, como altas doses de dopamina causadas por pelo acesso e excesso de telas e por conseguinte falta de exposição a brincadeiras e estímulos no mundo de verdade.
Primeira vez na história que as crianças tem acesso indiscriminado às telas:

O desenvolvimento da fala da criança está dentro de um contexto de desenvolvimento infantil que precisa ser proporcionado à criança. Gerações anteriores não tiveram acesso à tela como podemos ter e proporcionar às crianças atualmente.
Há não muitos anos atrás, não haviam às telas, depois quando a TV ficou mais difundida nas casas brasileiras, as pessoas ficavam esperando por horas determinada programação uma vez ao dia, ou até uma vez por semana.
O estilo de vida das crianças era associado a vida de verdade e todos os seus estímulos táteis, auditivos, de visão, de olfato e de paladar. Depois do advento da internet, tablet, smartphones e toda essa tecnologia que está a um click de acesso, todas essas oportunidades de novas ou repetidas experiências sensoriais e da vida acontecendo estão sendo retiradas das crianças e isso é algo muito grave e que impacta em diversos aspectos do desenvolvimento infantil.
Uso das telas como rede de apoio:
Muitas vezes as telas são artifícios que os pais utilizam para ajudá-los no cuidado com os filhos, colocando-os na frente da TV ou do celular, os pais acreditam que estão fazendo o melhor para segurança e entretenimento das crianças, quando na verdade estão prejudicando o desenvolvimento motor, emocional e social/comunicativo dos filhos.
Então, o que fazer para que as crianças fiquem seguras, brinquem e possam ter seu desenvolvimento favorecido pelo ambiente:
1-Tempo de ócio:
É importante que a criança tenha um tempo em que não seja proposto para ela nenhuma atividade, atualmente as crianças são bombardeadas de atividades (natação, judô, musicalização, ballet, inglês…), o tempo das crianças são totalmente preenchidos por esses compromissos ou por telas.
Isso pode tornar as crianças ansiosas, é importante que elas tenham um tempo para ficarem “sem fazer nada”, é nesse momento onde a criança inventa brincadeiras, explora o ambiente, constrói raciocínios, lida com o silêncio e com a calma, um tempo da criança, isso é muito importante para o seu desenvolvimento.
2-Tempo ao ar livre:
As crianças precisam de tempo ao ar livre, contato com a natureza, pisar na grama, pisar na areia, sentir o mundo e suas sensações, vê e sentir o cheiro das flores, vê os insetos nas árvores e poder contemplar a beleza da natureza e as nuances dos seres vivos. Ter a possibilidade de andar, suar, correr, andar de bicicleta, tudo isso é de extrema importância para a criança.

3-Tempo com a família:
É ao lado da família que a criança descobre sua identidade, mais do que tempo de qualidade, é importante que a criança tenha tempo em quantidade com os pais e irmãos. É nesse convívio que os relacionamentos se estabelecem, que a confiança se enraíza e as crianças desenvolvem as suas memórias e sua personalidade, é primeiramente em casa, na resolução de conflitos no relacionamento com o irmão e na presença atenta do pai e da mãe.
Ainda que os pais tenham funcionários em casa que ajudem na administração e cuidado com o lar, os pais precisam fazerem-se presentes mesmo que seja orquestrando toda a rotina dos filhos e também buscando estar o máximo possível presentes fisicamente. Ter momentos depois do jantar onde cada membro da família possa contar como foi seu dia, brincar com jogos de tabuleiros ou de cartas, são ótimas atividades para os pais fazerem com os filhos de todas as idades a partir de 2 anos.
Atraso de fala e uso das telas:

Com 1 ano e 6 meses espera-se que a criança fale no mínimo 50 palavras e que ela já consiga se comunicar muito também através de gestos, do olhar e das suas expressões faciais. Caso, você identifique que seu filho tem um atraso na comunicação, retire as telas e procure um fonoaudiólogo especialista em linguagem infantil para que ele possa avaliar seu filho e dar maiores orientações.
Acompanhe nesse outro artigo do site o que é esperado a criança falar em cada idade:
https://fonoaudiologajessica.com.br/quantas-palavras-a-crianca-deve-falar-em-cada-idade/
Leia também o que a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta sobre o uso de telas: