Fonoaudióloga Jéssica Barbalho

a fala de uma criança de um ano

Por volta de um ano de idade a criança começa a andar e junto com o andar a criança também começa a falar, ela passa a conseguir chamar mamãe, papai, vovó, vovô, titia, utiliza bastante a linguagem para pedir o que quer e também para nomear.

Nessa idade a criança passa a aprender o nome das coisas, aprende que cada coisa tem um nome, algo que cresce junto com essa fala é toda a percepção ambiental que a criança tem.

Nessa fase a criança além de localizar diversos sons e reconhecer vários sons familiares, ela consegue também fazer esse sons: como o som do avião, o som da buzina do carro, o som que o cachorro faz, assim como o som de outros animais.

É notável que a criança tem um contato visual muito presente, como se conseguisse “falar pelo olhar”, o olhar dela companha os gestos: o tchau que ela já sabe dá, junto com os sorrisos e os beijos que ela também já sabe mandar.

Esperamos também que uma criança no primeiro ano de vida consiga se concentrar no brinquedo, chame o adulto para brincar com ela, é esperado que essa criança brinque muito ao ar livre que ela pise no chão descalça, pise na grama, na areia, todo esse contato com o mundo é importante para o desenvolvimento global da criança e isso inclui a fala.

A criança nesse primeiro ano de vida não é uma criança silenciosa, a criança com um ano sempre está falando, sejam com gritos, balbucios e jargões (que é uma articulação/junção de sílabas com a entonação de fala – é como se a criança realmente estivesse conversando e tendo um diálogo e inclusive é importante que a gente entre nessa “conversa” e converse com a criança, afinal isso faz parte do desenvolvimento dela).

 

E também esperamos, claro, que a criança fale muitas palavras compreensíveis: mamãe, papai, vovó, vovô, titia, dá, bola, carro…

Até que entre um ano e um ano e 6 meses a criança consiga falar no mínimo 50 palavras: Essas 50 palavras não precisam ter todos os sons (fonemas) perfeitos, por exemplo a criança pode trocar um som por outro, ou ainda a criança também pode não falar todas as sílabas da palavra, pode falar uma sílaba de uma palavra dissílaba ou duas sílabas de uma palavra trissílaba.

É importante que a criança já esteja tentando formar frases, ainda que a gente não consiga entender muito bem.

De modo que, ao final do primeiro ano de vida ela esteja falando no mínimo 100 palavras e já consiga formar frases compreensíveis com duas palavras.

Com o passar do tempo a criança vai falar uma maior quantidade de sons das letras e fazendo menos trocas de um som por outro.

Assim como também vai conseguindo falar mais sílabas nas palavras maiores, de modo que com 5 anos a criança já tenha a estrutura da fala igual a de um adulto.

Abaixo segue um resumo sobre o desenvolvimento de fala e linguagem da criança esperado para o primeiro ano de vida:

fala de uma criança de um ano

Entre 1 ano e 1 ano e 6 meses:

  • Identifica sons de várias direções;
  • Utiliza gestos;
  • Identifica partes do corpo, identificar pessoas e também os brinquedos (isso pode ser observado quando você faz perguntas para a criança e ela consegue apontar ou trazer até você aquilo que foi pedido);
  • Fala no mínimo 50 palavras;
  • Solicita o que deseja, não só apontando e com gestos, mas também tentando falar;
  • Busca formar frases apesar de entendermos poucas palavras.

 

Entre 1 ano e 6 meses e 2 anos:

  • Reconhece sons familiares de telefone, campainha e carro;
  • Reconhece partes do corpo nela e no outro;
  • Obedece ordens simples;
  • Fala no mínimo 100 palavras.

Caso você identifique que seu filho está com atraso na fala procure um fonoaudiólogo especialista em linguagem infantil para que ele possa avaliar seu filho e dar maiores orientações.

Leia também: 

– O que faz um fonoaudiólogo especialista em linguagem infantil? https://fonoaudiologajessica.com.br/o-que-faz-um-fonoaudiologo-especialista-em-linguagem-e-fala-infantil/

 

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